oólito - Definition. Was ist oólito
DICLIB.COM
KI-basierte Sprachtools
Geben Sie ein Wort oder eine Phrase in einer beliebigen Sprache ein 👆
Sprache:     

Übersetzung und Analyse von Wörtern durch künstliche Intelligenz

Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:

  • wie das Wort verwendet wird
  • Häufigkeit der Nutzung
  • es wird häufiger in mündlicher oder schriftlicher Rede verwendet
  • Wortübersetzungsoptionen
  • Anwendungsbeispiele (mehrere Phrasen mit Übersetzung)
  • Etymologie

Was (wer) ist oólito - definition

Oolítico; Oolito
  • Microscopia de uma lâmina de oosparite com '''oólito'''s calcíticos num cimento de [[calcite]] (rocha da Carmel Formation, [[Jurássico]], do sul de Utah, USA). O maior ooide tem 1,2 mm de diâmetro.

oólito         
sm (oo+lito1) Miner
1 Pequena concreção esférica ou elipsóide, formada pela deposição de camadas sucessivas de certas substâncias minerais em redor de um núcleo. O tamanho equivale ao de um ovo de peixe. Estrutura similar mas do tamanho de um grão de ervilha é designada pisólito.
2 por ext Calcário composto dessas concreções.
Oólito         
Oólito (do grego: òoion, ovo + lithos, pedra) é a designação dada a grãos arredondados do tamanho de areia (0,25 a 2,00 mm) formados por precipitação química inorgânica de carbonato de cálcio em águas agitadas e com pouca deposição de material clástico. A precipitação ocorre geralmente em camadas concêntricas em torno de um núcleo de quartzo ou de fragmento de concha, dando origem a pequenos grãos que se assemelham, na forma, a ovos de peixe (daí o nome).
Oolítico         
adj.
Relativo ao oólito.

Wikipedia

Oólito

Oólito (do grego: òoion, ovo + lithos, pedra) é a designação dada a grãos arredondados do tamanho de areia (0,25 a 2,00 mm) formados por precipitação química inorgânica de carbonato de cálcio em águas agitadas e com pouca deposição de material clástico. A precipitação ocorre geralmente em camadas concêntricas em torno de um núcleo de quartzo ou de fragmento de concha, dando origem a pequenos grãos que se assemelham, na forma, a ovos de peixe (daí o nome). Embora sejam constituídos predominantemente por CaCO3, os oólitos apresentam por vezes quantidades apreciáveis de outros materiais, nomeadamente sílica, dolomita e fosfatos diversos.

A sua litificação dos oólitos origina os calcários oolíticos, muito comuns em jazidas exploradas para produção de rochas ornamentais e para material de revestimento em arquitectura. Um exemplo é a Pedra de Ançã.

Quando atingem dimensões da ordem dos 0,5 a 1,0 cm denominam-se pisólitos.